top of page

O livro

O livro

Muito antes de ser mãe pela via da adoção, quando a ideia ainda era uma semente a germinar, procurei em todas as estantes pelo livro que queria ler e não o encontrei.

 

Tudo o que eu queria era um sítio onde a informação estivesse reunida, um livro a que eu pudesse voltar quando tinha dúvidas, páginas onde pudesse ler a experiência de quem já tinha vivido aquilo que eu sentia que um dia ia viver também.

​

Encontrei muita informação espalhada e, a pouco e pouco, fui acumulando tudo o que achava útil e importante. Um dia, materializou-se o convite da Livros Horizonte para escrever este manual. E foi mesmo a tempo, já que me arriscava a ser uma acumuladora compulsiva de papéis sobre adoção.

​

O resultado está aqui. O meu maior desejo é que este livro ajude outros pais a encontrarem a família com que sempre sonharam pela via da adoção.

Adotar em Portugal — um guia para futuros pais
Texto de Ana Kotowicz

Prefácio de Álvaro Laborinho Lúcio

17,90€

​

A burocracia, a legislação, o começo da avaliação, os testes e a visita a casa, a ida a tribunal são alguns dos temas discutidos neste livro: responder com verdade a estas perguntas, explicar como é o processo de adoção em Portugal, como se pode desencadeá-lo, como é que uma criança passa de institucionalizada a adotável.

​

E histórias. Muitas histórias de quem já viveu a adoção.

Prefácio de Álvaro Laborinho Lúcio

"Ana Kotowicz, não foge, não esconde, não atenua a densidade dos vários problemas que povoam um processo de adopção. Do mesmo modo que não se abriga do risco das emoções, das boas, das más, das ansiedades, das angústias, das raivas, por vezes, da felicidade explosiva, tudo em torno de um estado, primeiro interrogado, depois querido, a seguir sonhado, finalmente realizado: o de gravidez.

​

De uma gravidez sem sexo."

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

na imprensa

nana.jpg

ANA KOTOWICZ. OS PAIS TAMBÉM FICAM GRÁVIDOS DOS FILHOS QUE ADOPTAM

A adopção é um processo difícil e há casais que não resistem à pressão. Para ajudar outros, Ana Kotowicz escreveu "Adoptar em Portugal, Um Guia Para Futuros Pais", que é muito mais do que um manual. Em Portugal há oito mil crianças institucionalizadas, mas apenas 800 em condições de ser adoptadas. E tudo começa aqui.

​

Entrevista de Isabel Tavares

Sapo 24

colorir5.jpg

“Vai ser bom, mas muito difícil”. Três ideias a reter para quem quer adotar

São “pais do coração”, porque os filhos não nasceram de dentro deles. A “gravidez” costuma demorar mais do que nove meses e a espera é dura. Ana Kotowicz viveu tudo isso e decidiu ajudar quem quer fazer o mesmo. “Adotar em Portugal” é “um guia para futuros pais”.

​

Entrevista de Marta Grosso

Rádio Renascença

32041122_BINARY_GI200718PAULOSPRANGER149

ADOÇÃO: O DIA EM QUE ELAS NOS TRANSFORMARAM NUM PAI E NUMA MÃE

Ana Kotowicz e o marido adotaram duas crianças há dois anos. Agora, depois de uma longa caminhada burocrática e emocionalmente desgastante, a jornalista escreveu o livro Adotar em Portugal – Um Guia Para Futuros Pais, e conta à Life, na primeira pessoa, o que sentiu no dia em que recebeu o telefonema pelo qual todos os pais nestas circunstâncias anseiam.

​

Revista Life

CANAL Q: "INFERNO"

Entrevista de Aurélio Gomes​

Inferno

Microfone em Sound Board

ANTENA 1

Entrevista de Teresa Correia​

Tardes da Antena 1

galvao.jpg

RÁDIO RENASCENÇA

Entrevista de Ana Galvão

Tardes da Renascença

bottom of page